Olá viajante!

 

Após tudo o que vivenciou no percurso do Expedição do Conhecimento, você viu que que nossas atitudes interferem diretamente no meio ambiente. Você escolheu renascer para uma nova consciência, então chegou o seu momento de ajudar a salvar o nosso planeta! Suas atitudes irão ajudar a preservar a nossa casa comum Por isso, aqui está a sua primeira missão como amigo(a) da natureza, faça todos os desafios, chame o máximo de amigos que puder e despertem essa iniciativa para todo o mundo! O destino do planeta Terra está em suas mãos! Boa sorte!

 

A Expedição o Conhecimento é uma iniciativa da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu que prevê a segurança hídrica e o desenvolvimento regional sustentável

 

Você sabia?

Somos parte do meio ambiente. Além de nós, muitos outros seres vivos dependem dele para viver e é nosso dever respeitá-lo, cuidá-lo e preservá-lo.

Acreditamos que a mudança de hábitos e a prática de boas ações, desencadeiam grandes mudanças que, em conjunto, cooperam para a preservação da natureza, que é a nossa casa.

Este material apresenta desafios que podem ser praticados no dia a dia e servirá como ferramenta que permitirá a reconexão entre você e a natureza, abordando um estilo de vida que reduz os impactos ao meio ambiente e respeita a natureza.

 A partir das orientações de um responsável, as práticas permitem despertar a autonomia, a criticidade e a responsabilidade, tendo como objetivo sensibilizar o indivíduo a respeito do seu papel no mundo.

Você está pronto para embarcar nesta missão?

Torne-se um amigo da natureza, faça os desafios, mude seus hábitos e tenha uma vida em equilíbrio e harmonia com o meio ambiente!

Materiais:

• Sementes (feijão, abóbora, abacate, limão, laranja, melancia, abóbora…)

o que achar melhor;

• Terra;

• Fertilizante;

• Vaso.

 

 

DESAFIO 01

Plante uma vida

Estamos cercados por uma variedade de seres vivos, desde insetos, mamíferos e inúmeras espécies de vegetação. Seu desafio agora é plantar uma vida e cuidar dela! Escolha uma semente e acompanhe todo o processo de crescimento dessa nova colaboradora do planeta Terra.

Vamos à prática!

Primeiramente devemos entender a semente que escolhemos plantar (selecionem sementes diferentes), pois se for de uma árvore grande ou uma pequena flor, isso nos dirá se ela precisa ser replantada em algum lugar ou em outro vaso maior, futuramente. Também é importante levantar informações como luminosidade que a planta necessita, quantidade de água e tipo do solo. Após as primeiras informações, é hora de colocar a mão na terra!

No fundo do vaso em que você escolheu plantar sua semente, coloque algumas pedras pequenas, elas servirão para que escorra com mais facilidade a água em excesso. Depois disso, misture a terra com o adubo até completar o vaso. Logo, faça um buraco para colocar a semente e regue conforme a necessidade da planta. Não esqueça de que há plantas que gostam de água todo dia e, outras, que necessitam ser regadas somente uma vez por semana, então, fique atento!

Cuide dessa planta até o final dos desafios e vá tirando foto a cada semana, para acompanharmos o crescimento desse novo ser no planeta Terra.

 

 

Dica para o responsável

Se o desafio for feito em sala de aula, solicite que os estudantes escolham sementes diferentes um dos outros. Hortaliças podem ajudar a criar uma horta na escola e sua produção poderá ser utilizada na merenda. Árvores podem ajudar a sombrear uma praça!

DESAFIO 02

Criando novos hábitos:

Mude seu estilo de vida!

Dica para o responsável

Se possível, é interessante agendar um passeio ao órgão de tratamento de água de sua cidade para mostrar, na prática, como é esse trabalho ou visitar uma nascente, para explicar como nascem os rios. Outra forma de sensibilizar é mostrar a conta de água indicando o valor gasto.

Como percebido no caminhão, nosso planeta possui muita água! Porém, a água doce potável acessível ao ser humano é um bem muito delicado, grande parte dos rios estão poluídos devido às ações dos seres humanos. Por essa razão, devemos cuidar e usar, de forma consciente, esse bem tão importante para nossa sobrevivência.

Esta semana, sua missão é cuidar de suas atitudes e dar bons exemplos às pessoas próximas a você, para que não desperdicem esse precioso bem hídrico.

Para validar este desafio, você deve escrever cinco atitudes a serem tomadas, todos os dias, com o objetivo de economizar água.

Exemplos: Marcar o tempo que o pessoal da sua casa demora no banho, explique e sensibilize seus familiares para diminuir esse tempo se possível. Preste atenção na quantidade de água que é desperdiçada pela máquina de lavar roupa, ela poderia ser reutilizada de alguma forma? Será que podemos guardar água da chuva para usar mais tarde? Segue esse vídeo para você ter algumas dicas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode escrever um aviso e pendurá-lo em algum lugar de casa (banheiro, cozinha ou lavanderia), informando a necessidade de usar, conscientemente, a água.

Compartilhe suas atitudes com seus amigos e troquem informações para diversificar as ideias. Lembre-se, essas atitudes tomadas não são somente para a semana do desafio, crie o hábito de usar, de forma consciente, esse recurso tão importante para a vida!

DESAFIO 03

Cuidando da energia!

Assim como a água, a energia é um recurso muito usado pelo ser humano. Grande parte das nossas ações demandam algum tipo de energia elétrica. Para tomar banho quente, para esquentar alguma comida no micro-ondas, para acender as luzes de nossas casas, o computador, a televisão… enfim, estamos rodeados de equipamentos eletrônicos. Porém, essa energia demanda alguma utilização de recursos naturais e quanto maior o consumo diário das pessoas, maior a demanda energética que as usinas têm que suprir.

Por essa razão, esta é a semana do uso consciente de energia! Vamos evitar qualquer tipo de desperdício e usar esse recurso de forma consciente. Pesquise formas de economizar energia e coloque-as em prática!

Por exemplo, desligue e tire da tomada todos os aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados. Após um mês de boas práticas, compare as contas de luz, será que houve diferença no valor? Logo, compare o quanto você economizou com seus amigos, pergunte a eles quais foram suas atitudes e as multiplique!

Vamos cuidar do nosso planeta, vamos viver em harmonia e sem desperdício!

Dica para o responsável

Você conhece alguém que vive ou viveu sem o uso de energia elétrica? Incentive-os a buscarem relatos dessas experiências.

 

DESAFIO 04

Reciclando em casa

Você sabia que grande parte do seu lixo não é lixo? Pelo menos 30% dos resíduos gerados no Brasil são recicláveis! Podemos reutilizar grande parte do material que é jogado fora, evitando, assim, que este vá parar em encostas de rios ou oceanos. Quando os plásticos, por exemplo, são descartados de forma incorreta acabam prejudicando a fauna marinha, ocasionando a morte desses animais.

Precisamos mudar essa realidade! Para isso, o desafio desta semana é reciclar, de maneira adequada, os resíduos produzidos na sua casa!

Para ajudá-los nessa missão, segue o link de um vídeo da Dona Sônia Maria lá de Brasília!

 

Dica para o responsável

Além de separar os resíduos você pode sugerir reciclar uma parte, por exemplo, fazendo uma oficina de papel reciclável!

Dica para o responsável

Exercitar a criatividade é uma forma de aprendizagem e de formar cidadãos críticos e capazes de lidar com problemas do dia a dia! Incentive!

 

DESAFIO 05

Mão na massa!

Depois de separarmos os resíduos recicláveis de forma adequada, alguns deles ainda podem ser reutilizados em nossa própria casa ou na escola! Vamos exercitar a criatividade para criar uma “engenhoca” com esses resíduos?

Existem vários vídeos na internet que dão dicas de como reutilizar esses materiais que chamamos de lixo.

Então, use sua criatividade para produzir um brinquedo ou, talvez, algum objeto que você esteja precisando. Mostre para os colegas e incentive a todos a darem uma vida mais longa aos resíduos antes de descartá-los! Assim, ajudamos a preservar o planeta!

Para inspirar vocês nesta missão, seguem alguns links de vídeos como exemplos:

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs.: o uso de objetos cortantes, fogo e qualquer manuseio de risco deve ser supervisionado por um adulto! Não use estiletes ou cola quente sem acompanhamento e permissão.

 

DESAFIO 06

Doe um brinquedo e ganhe um sorriso!

Sabe aquele brinquedo que está no armário há algum tempo juntando poeira e você nem se lembrava mais dele? Em algum lugar, pode ter alguma criança sem brinquedos esperando por ele! Muitas vezes possuímos mais brinquedos que o necessário ou roupas que não nos servem mais, portanto, essa é a hora de ajudar outras crianças e, ainda, gerar menos lixo para o planeta.

Dê uma olhada na sua casa e procure objetos que não são usados há tempos e que poderiam ser úteis para outras pessoas. Separe em três grupos: no primeiro, coloque os objetos que você ainda usa; no segundo, coloque os objetos que estão em bom estado e podem ser doados e, no terceiro, coloque todos os objetos que não podem mais ser utilizados por estarem quebrados ou rasgados, estes devem ser descartados.

Dica para o responsável

Podemos fazer uma campanha de doação no bairro, na escola ou na comunidade, para que a ação alcance o máximo de pessoas possíveis!

 

Dica para o responsável

Com essa prática trabalhamos o consumo consciente, podemos replicá-la para qualquer tipo de produto, evitando o uso excessivo de plástico! Nem todo plástico consumido é realmente necessário!

DESAFIO 07

Menos descartáveis!

Você já parou para pensar em quantos copos descartáveis, sacolas plásticas de mercado ou canudos que já usou até hoje? Considerando que uma pessoa use 3 copos descartáveis por dia, em um ano serão 700 copos utilizados apenas uma vez e jogados no lixo, isso é um desperdício muito grande! São 13 segundos de uso, que demoram até 400 anos para se decomporem na natureza!

Vamos agir de forma sustentável e mudar nossos hábitos! Para isso, você pode adotar a sua caneca e sempre carregá-la na sua mochila, dessa forma evitamos usar copos descartáveis! Também podemos evitar o uso de canudos e levar sacolas de pano para ir ao mercado!

Você pode optar por fazer a sua própria ecobag! É simples e você pode personalizar do seu jeito! Os links abaixo vão te ajudar a produzir uma!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagine se todos adotarem essas medidas? São simples atos que, se multiplicados, fazem uma grande diferença!

DESAFIO 08

Descasque mais e desembale menos!

Para que alimentos cheguem até você é necessário todo um processo de produção, transporte e revenda desses produtos. Todos os alimentos gastam recursos naturais para serem transportados, empacotados e comercializados. Portanto, quanto mais a distância você tem de determinado alimento, maior a quantidade de recursos naturais para ele chegar até você. Para diminuirmos nossa pegada ecológica é necessário conhecer os produtos que consumimos e de onde eles vêm. Prefira alimentos produzidos na região, porque assim você movimenta o dinheiro local e, ainda, tem uma atitude amigável em relação ao meio ambiente.

Além disso, é importante alimentar-se de forma saudável preferindo alimentos naturais, como frutas, verduras e grãos, evitando alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas, fast food e refrigerantes.

O desafio dessa semana é pesquisar de onde vem os alimentos que comemos, qual a distância da distribuidora até sua cidade e quanto isso gasta de combustível. Esta semana, mude de hábitos, descasque mais e desembale menos!

 

Dica para o responsável

Para uma maior sensibilização sobre a alimentação e as consequências dos maus hábitos alimentares, assistam ao filme a seguir:

DESAFIO 09

Plantando vidas!

Sabe a semente do nosso primeiro desafio? Você conseguiu fazê-la germinar? Ela precisa de mais espaço agora... Então, junte todos os seus amigos que participaram do desafio e procurem um lugar para plantar essas mudas! Se forem hortaliças, é possível começar uma horta na sua casa, no seu bairro ou na escola! Se forem árvores, vá até o bosque mais próximo da sua casa e plante ela na Terra. Se forem flores, plante na frente da sua casa, na escola ou na rua do seu bairro. Produza uma placa com o nome da planta e qual o uso dela, comestível, medicinal ou paisagismo? Assim, outras pessoas se conscientizam que tem gente plantando!

Dica para o responsável

Procure alimentos saudáveis que são possíveis de plantar em uma horta comunitária em sua escola! Assim, todos podem contribuir na produção da merenda escolar, além de torná-la mais rica em nutrientes e saudável! Ao lado um vídeo para auxiliar nesta missão!

DESAFIO 10

Semana da arte ambiental!

Estas semanas foram de muito aprendizado e conscientização. Plantamos uma vida, cuidamos da água e produzimos novas possibilidades com materiais recicláveis. Muito bem! Mas chegou a hora de organizarmos uma exposição de nossas ações, para que possamos sensibilizar cada vez mais pessoas à nossa volta!

 

Por isso, o desafio dessa semana é organizar uma feira de sustentabilidade. Vamos expor nossas ações, produções e metas. Vamos colorir, criar e escrever para a natureza!

Para isso, vamos reunir todos que participaram do desafio, para que, juntos, possamos conscientizar mais e mais pessoas. Monte seu stand de exposição na sua escola, bairro ou condomínio. Você pode fazer poemas, desenhos, teatro, música, artesanato e expor alternativas para o nosso dia a dia ser mais sustentável e amigável com a natureza. Esta é uma oportunidade de você compartilhar com as pessoas tudo o que aprendeu nesta cartilha! Coloque a criatividade em prática com seus amigos!

Dica para o responsável

 Ajude na construção e na divulgação desta feira, dessa forma o trabalho das crianças é valorizado e isso estimula a autonomia e a busca pelo conhecimento científico!

 

Parabéns!

Você concluiu todos os desafios das semanas! Obrigado pela participação! Você acaba de fazer a diferença no planeta Terra! Continue aplicando esses desafios no seu dia a dia e convide mais pessoas e as desafie também! Juntos, podemos formar uma corrente do bem e tratar o meio ambiente como ele merece, cuidando e respeitando sempre! Sua casa, nossa casa, quem cuida ama!